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Trabalhar à noite pode prejudicar a sua saúde

Trabalhar à noite pode prejudicar a sua saúde

  • 25 de Abril de 2019

Cerca de 95% da população mundial tem o corpo biologicamente regulado para estar em atividade durante o dia e repousar à noite, informa a Associação Brasileira do Sono (ABS). Mas hoje em dia é comum que algumas pessoas não sigam este ritmo, por terem que trabalhar à noite.

Devido a alteração do relógio biológico, causada principalmente pela irregularidade nos períodos de sono, as pessoas ficam muito mais propensas a desenvolver doenças cardiovasculares, distúrbios hormonais, digestivos, neuropsicológicos, problemas na visão, fadiga crônica e alterações no comportamento.

Biologicamente, somos programados para dormir à noite, pois existem fatores que estimulam o corpo a dormir neste período, como a ausência da luz, a queda da temperatura do corpo e a produção da melatonina (hormônio capaz de regular o sono). Se a inversão é necessária para fins profissionais, a recomendação é manter uma rotina e dormir sempre no mesmo horário.

É durante o sono que o organismo realiza o processo de regeneração celular e recupera as energias essenciais para o equilíbrio do corpo e da mente. O sono da noite também possui maior qualidade que o sono diurno, que é mais suscetível a interferências externas. No entanto, independente de ele ser noturno ou diurno, alguns processos hormonais precisam ser realizados por completo para que a saúde não seja comprometida.


O que fazer nesses casos?

- Durma sempre nos mesmos horários, mesmo nos dias de folga, para que o relógio biológico não fique ainda mais afetado;

- Procure ambientes tranquilos e sem claridade para não afetar o desenvolvimento do sono;

- Mantenha o ambiente arejado, pois o calor atrapalha ainda mais o sono;

- Utilize travesseiros que garantam uma boa postura;

- Mantenha uma alimentação equilibrada, com horários regulares e alimentos saudáveis, ricos em fibras, muitas frutas e pouca gordura;

- Evite o consumo de refrigerantes com cafeína, café, chá preto ou mate durante o trabalho noturno e, principalmente, antes de dormir;

- Praticar exercícios físicos regulares, manter o peso e evitar o consumo excessivo de álcool e cigarros também são medidas importantes.